sexta-feira

Feliz Natal, de Selton Mello - roteiro original e depoimento

Selton Mello sobre seu filme, "Feliz Natal"

"Necessidade.
Essa foi a palavra que me moveu na realização
deste filme. No Natal de 2004, as imagens surgiram
com força, melancolia e, por que não dizer,
com muita poesia.
Os encontros obrigatórios servidos com arroz,
batatas e tapinhas nas costas.
O aniversário de meu pai nesse mesmo dia.
Sim.
Meu pai se chama Dalton NATAL de Melo.
Data de nascimento: 25 de dezembro de 1941.
Data de meu aniversário: 30 de dezembro.
O filme se concentra nesse período de questionamentos,
acerto de contas, desejo de acertar
o passo no ano que se aproxima.
Dezenas de coisas em tão pouco tempo.
Apresentei esse quadro ao meu amigo e parceiro
recorrente em meus trabalhos, Marcelo
Vindicatto.
Procuramos desenhar juntos essa atmosfera
avassaladora do final de um ano que se encerra,
onde aridez e lirismo transitam em uma
harmonia torta.
Fiz questão de deixar aqui o roteiro original,
sem nenhuma mudança que fiz na montagem.
Dessa forma, apresentamos um curioso documento
de quanto um roteiro pode ser tratado
como um guia, um norte.
A vida ao redor é poderosa e me agrada a
ideia de deixar que essa força alimente o filme,
preenchendo lacunas, contaminando a história
original com uma verdade assombrosa.
Esse filme é o resultado de coisas que vi, ouvi, vivi,
devorei e que agora devolvo em forma de arte.
Pequenas histórias que acontecem bem ao seu lado.
Acredito na arte como redenção, catarse.
Senti necessidade de me expressar de uma outra
forma.
E não dava para ser como ator.
Poderia ser uma canção.
Poderia ser uma pintura.
Poderia ser um filme.
Fiquei com a terceira opção…"
Veja o roteiro original do filme!

Nenhum comentário :

Postar um comentário